sexta-feira, 30 de maio de 2008

Íntegra do bate-papo com Josmar Andrade

Internet Livre diz:
Vamos lá professor Josmar??
Josmar diz:
Estou pronto.
Internet Livre diz:
Conte-nos um pouco da sua história profissional....
Josmar diz:
Bem, comecei a trabalhar na área com 19 anos na Folha de S. Paulo, em 83. Fui contato publicitário, gestor da área de pesquisa de mídia e depois gerente de marketing da Folha com 22 anos. Trabalhei numa agência de médio porte, em 86, como diretor de criação (chamava-se Kramer & Perroy e atendia a conta da Panasonic).
Em 87 abri uma agência de propaganda e de marketing que atendeu vários clientes, em especial na área de rádio, como a 89 FM, a Transamérica FM, a Nativa e a Jovem Pan. Chamava-se Andrade Propaganda. Em 2001 parei com tudo e fui fazer mestrado. Entre 2003 e 2005 voltei ao mercado para ser Gerente de Comunicação do Grupo Bandeirantes, com 2 TVs abertas (a Band e a Rede 21), uns 3 ou 4 canais a cabo e uma série de rádios, como a Bandeirantes, a Band FM e a Bandnews.
Josmar diz:
Ano passado, 2007, fui Diretor de Marketing do GC2, um grupo de rádio que tem em SP as rádios Alpha FM e 89 FM.
Josmar diz:
Agora eu estou focado em terminar meu doutorado e dou aulas na USP Leste e nas Faculdades Rio Branco, em MBAs, além de dar consultorias para diversos clientes.
Josmar diz:
São uns 25 anos de carreira no total
Internet Livre diz:
Vou passar a palavra para um de nossos jovens aqui presente para que eles perguntem algo. Como você pode ver, são jovens na faixa etária entre 10 a 23 anos...
Josmar diz:
Fiquem à vontade
Internet Livre diz:
O Hamilton Silva de 23 anos vai fazer a primeira pergunta para você
Josmar diz:
Fala, Hamilton, tudo bem?
Internet Livre diz:
Josmar, gostaria de perguntar ao senhor com as diferenças entre a rádios AM e FM porquê escolheu a FM para trabalhar?
Josmar diz:
A diferença é basicamente técnica. O AM funciona em determinada faixa de onda de rádio, a Amplitude Modulada, e só transmite mono. O sinal vai mais longe mas é de pior qualidade. Já o FM, ou Freqüência Modulada, é uma faixa de freqüência que permite um sinal de maior qualidade, em estéreo, porém que não chega muito longe. Não sei porque sempre trabalhei com FM... talvez tenha sido o destino... talvez porque o FM é uma área mais agitada... que investe mais em comunicação e marketing. O pessoal do AM anda um pouco parado no tempo...
Internet Livre diz:
Meu nome é Marcio e tenho 15 anos e eu gostaria de saber quando foi inaugurada a rádio 89FM?
Josmar diz:
A 89 FM é uma rádio que existe, com esse nome, desde 1986. Antes ela se chamava Pool FM. Em 86 ela se tornou a "rádio rock", que durou até 2006, lembra?
Internet Livre diz:
Meu nome é Alexander e tenho 13 anos. Eu gostaria de saber porquê á 89 FM mudou de estilo???
Josmar diz:
Ela mudou, basicamente, porque fez uma escolha pelo público com quem queria falar... O público do rock, que em 86 era o ritmo da galera mais jovem, foi ficando cada vez mais velho... e a moçada, como você, começou a gostar de outros ritmos, como o hip hop, o reggae... e aí a 89 teve que fazer uma escolha: ou pelo ritmo ou pelo perfil de público. Como ela definiu como objetivo falar com jovens entre 16 e 22 anos, precisou se adaptar ao novo gosto do público.
Josmar diz:
Hoje a 89 FM se define como uma rádio plural, que toca de tudo, inclusive (mas não só) o rock.
Internet Livre diz:
Meu nome é Israel e eu queria saber porquê você gosta de radio?
Josmar diz:
Ah, eu adoro rádio porque é um meio original, engraçado, que fala com as pessoas com facilidade e emoção... não tem quem não se sinta amigo do comunicador, não curta as músicas e a informação que o meio traz... É um meio que proporciona agilidade e é muito importante para a vida das pessoas.
Internet Livre diz:
Você curte qual tipo de musica?????
Josmar diz:
Eu? Eu gosto de muitas coisas... Coldplay, Black Eyed Peas, gosto de rock, gosto de MPB... só não curto muito pagode e música sertaneja. Mas profissionalmente eu não faço muitas escolhas.
Internet Livre diz:
Legal professor: O Hamilton levantou uma questão interessante. Ele acha que as rádios AM têm um contato maior com o público, ou seja, mais próximos do ouvinte.....e isso é diferente do que ocorre nas rádios FM, onde esse contato é bem menor....o que você acha?
Josmar diz:
São modelos distintos, mas eu acho que hoje já não há tanta diferença a não ser técnica. O AM atualmente é o espaço para rádios jornalísticas, de esporte, populares e religiosas... o FM também tem tudo isso... rádios como a Nativa FM e a Transcontinental, por exemplo, também oferecem muito contato com o público e obedecem ao mesmo modelo popular do AM... a diferença é a qualidade técnica... acho que está mais por aí
Internet Livre diz:
Você acha que a frequência AM corre risco de deixar de existir?
Josmar diz:
O AM está vivendo uma crise complicada, com muita perda de audiência, mas o rádio digital, que está quase chegando, vai mudar toda a situação
Josmar diz:
A possibilidade é de que haja uma certa equalização da qualidade no rádio com o digital... aí tanto o AM quanto o FM terão qualidade de sinal parecida... e as diferenças deixarão de existir
Internet Livre diz:
Estamos discutindo aqui a possibilidade de ingresso da carreia de radialismo de pessoas novas...e foi levantado aqui pelo grupo que talvez seja mais fácil ingressar na carreira através de rádios AM, talvez pelo porte....está correto?
Josmar diz:
não sei se isso é verdadeiro... acho que o FM tem mais vagas para quem está começando... tem mais rádio FM do que AM... só em SP são 34 emissoras...das quase 30 AMs, grande parte delas são ligadas a igrejas e aí não há muito esquema de profissionalização (contratação)...
Internet Livre diz:
Na sua opinião, qual é o papel do rádio na vida do brasileiro?
Josmar diz:
O rádio é um meio "companheiro"... as pessoas amanhecem ouvindo programas de jornalismo... motoristas vão no trânsito ouvindo o rádio... ele acompanha a dona de casa no dia-a-dia, com música, entretenimento, horóscopo, fofoca... quem gosta de esporte não fica longe dos programas de debate e de notícias... enfim, o rádio está sempre do nosso lado... até no banheiro ele vai!
Josmar diz:
Por exempo, não dá para imaginar alguém na praia vendo televisão, não é verdade? Ou caminhando no parque.... ou tomando banho e assistindo... já o rádio está com a gente em qualquer lugar, em qualquer situação. Até no escuro.
Internet Livre diz:
Bom professor Josmar, gostaríamos de agradecer pelo bate-papo! Foi muito proveitoso e produtivo aqui para nós.

Internet Livre diz:
Espero que o senhor tenha gostado tanto quanto nós!
Josmar diz:
Também foi muito legal para mim. Espero que tenha sido útil.

Internet Livre diz:
Grande abraço de todos aqui!
Josmar diz:
Um abraço.
Internet Livre diz:
Tchau tchau

Nenhum comentário: