sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

No jornal


Escolas usam tecnologia para tentar conquistar a atenção dos alunos e apresentar os conteúdos de forma mais ligada ao cotidiano deles
DANIELA ARRAISDA REPORTAGEM LOCAL
Na lista de material escolar, livros e cadernos dividem espaço com cartuchos para impressora e mídias de armazenamento, como CDs e DVDs.No colégio, alunos deixam de copiar tudo o que o professor fala. Eles sabem que, após a aula, podem receber pela internet um arquivo com as informações -elas ficam gravadas na lousa digital, uma tela ligada a um computador que permite apresentar conteúdo multimídia.No intervalo entre uma disciplina e outra, estudantes abrem seus laptops e se conectam à internet por rede sem fio.A volta às aulas em várias escolas de São Paulo é high-tech. Para conquistar estudantes que já nasceram em meio a computadores e demais aparatos tecnológicos, colégios investem em equipamentos digitais, como lousas especiais, e em aulas interativas, como robótica."O colégio não pode ficar para trás. Temos de despertar o interesse do aluno", diz Jania do Valle, diretora operacional e de informática do Colégio Augusto Laranja. "Uma aula multimídia consegue concorrer com videogame, televisão, som, coisas que fazem parte do dia-a-dia dos alunos."No Augusto Laranja, além da lousa digital, os alunos contam com um diário óptico, em que os professores marcam presença e ocorrências durante as aulas -por exemplo, se o aluno esqueceu o material, se foi expulso de sala. Ao final do dia, um leitor coleta as informações, que são enviadas aos pais.As aulas de robótica ensinam os alunos do Colégio Magno a projetar, calcular e trabalhar em grupo. Eles utilizam peças semelhantes às do jogo Lego para construir robôs capazes de executar tarefas simples, como empurrar um bola."A escola se aproxima do aluno quando utiliza recursos interativos. Eles usam iPod, fazem seus filmes para colocar no YouTube. Quando observam que a escola também oferece isso, a comunicação se torna melhor", diz Sérgio Maciel, coordenador de tecnologia do Magno.Disciplinas como geografia e matemática ficam mais interessantes com o uso de uma estação meteorológica, no Colégio Arquidiocesano. A partir de dados coletados no topo do prédio, os alunos trabalham números em planilhas de Excel.Já o planetário "é utilizado tanto para aulas de inglês sobre o zodíaco quanto para estudo dos planetas, do sistema solar", diz o coordenador de tecnologia Marcus Vinicius de Souza.Para Gilson Schwartz, líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, da USP (Universidade de São Paulo), mais do que investir em tecnologia, escolas precisam trabalhar a emancipação digital. "A inclusão é ter acesso a um aparelho. Quando a gente fala em emancipação, quer enfatizar que, se você acessar de forma passiva, terá um retorno baixo. As pessoas têm que praticar, inovar, perceber como a tecnologia ajuda nos estudos", diz.Nesta edição, conheça alunos e professores que usam a tecnologia para aprender mais.

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